Miranorte

Miranorte é um município brasileiro do Estado do Tocantins. Está localizado às margens da BR 153. Sua população está estimada em 13.375 habitantes sendo a 15ª maior cidade do Estado. Sua principal fonte de renda vem da agricultura com os produtos: arroz, milho, laranja, abacaxi, mandioca, melancia, banana, feijão e abóbora.

Histórico

Miranorte teve seu começo em 1934 em terras que pertenciam ao município de Miracema do Norte. Era uma fazenda chamada Sucupira, de propriedade do senhor Job Lima. Em 1952, a fazenda foi vendida para o senhor Antonio Alexandrino Ribeiro, popularmente conhecido por Antonio Valentim. Em 1959, com a abertura da rodovia Belém-Brasília, formou-se o Acampamento do Gaúcho, que abrigava os trabalhadores da obra. Juntaram-se a eles alguns moradores da região, formando assim um povoado que foi chamado de Sucupira, por causa do nome da fazenda. Depois, passaram a chamar Belém-Brasília, devido está situado às margens da Belém-Brasília e em seguida passou a ser chamado Providência, por estar situado às margens do rio que banha o povoado, Rio Providência.

Economia

O município apresenta uma das grandes forças econômicas do estado, tem desenvolvido consideravelmente e aumentado bastante os rebanhos de bovinos, suínos, eqüinos, e aves. Essa mistura de criação contribui para o abastecimento local como, a carne, leite, queijo e também o meio de transporte. É uma boa parte desses rebanhos são comercializados em outros estados.

LOCUTOR online