Close Menu
Miranorte FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Miranorte FM terça-feira, 9 junho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    ‘Ninguém acredita ainda’, desabafa primo de jovem encontrada carbonizada com padrasto no TO

    junho 8, 2026

    Perícia confirma que pé encontrado na BR-010 é de estudante morta em acidente

    junho 8, 2026

    Justiça manda prefeitura exonerar comissionados, encerrar contratos irregulares e realizar concurso

    junho 8, 2026

    Pai, mãe, filho, nora e neto: veja quem são as vítimas de acidente na TO-110

    junho 8, 2026

    Vocalista do Echo & the Bunnymen sofre acidente de carro e banda adia show nos EUA

    junho 9, 2026

    Rock in Rio 2026 esgota ingressos para dias de Calvin Harris e Maroon 5

    junho 9, 2026

    Fora da Copa, João Pedro faz participação em curta de Madonna; assista

    junho 8, 2026

    Copa do Mundo 2026: quais são as atrações de abertura dos jogos?

    junho 8, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Vocalista do Echo & the Bunnymen sofre acidente de carro e banda adia show nos EUA

    junho 9, 2026

    Rock in Rio 2026 esgota ingressos para dias de Calvin Harris e Maroon 5

    junho 9, 2026

    ‘Ninguém acredita ainda’, desabafa primo de jovem encontrada carbonizada com padrasto no TO

    junho 8, 2026

    Fora da Copa, João Pedro faz participação em curta de Madonna; assista

    junho 8, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Miranorte FM
Home»Entretenimento»Mainha do Brega: conheça a costureira que virou cantora aos 63 anos: ‘Ainda sou uma menina’
Entretenimento

Mainha do Brega: conheça a costureira que virou cantora aos 63 anos: ‘Ainda sou uma menina’

maio 29, 2026Nenhum comentário1 Visitas

Conheça ‘Mainha do Brega’, a costureira que virou cantora aos 63 anos
Vestida com um longo vermelho cravejado de pedras e com plumas nos braços: é assim que Fátima Mascarenhas se apresenta para o público.
Aos 63 anos, a piauiense natural de Teresina decidiu que iria deixar de lado as tesouras e linhas para se arriscar nos palcos e em estúdios de gravação em Feira de Santana, na Bahia, onde mora atualmente com a filha e duas netas.
Sob o nome artístico de “Mainha do Brega”, ela se tornou uma das novas sensações da música romântica e da seresta nas redes sociais.
Em poucos meses, alcançou marcas expressivas para uma artista que ainda não estreou oficialmente nos palcos: ultrapassou a marca de 50 mil seguidores no Instagram e aproxima-se dos 90 mil seguidores no TikTok.
Nesta última plataforma, o engajamento é maior: um acumulado que ultrapassa 1,2 milhão de curtidas e 11 milhões de visualizações em seus vídeos.
O sucesso repentino pavimentou o caminho para o lançamento de “Recordações”, seu primeiro projeto audiovisual, disponibilizado em 8 de maio.
O trabalho reúne 15 faixas com regravações de clássicos da música brega e da seresta, incluindo sucessos como “Porque Brigamos” (eternizada por Diana em 1972), “Naquela Mesa” (gravada por Nelson Gonçalves em 1971) e “Foi Tudo Culpa do Amor” (sucesso de Odair José de 1974).
Somados, os vídeos no YouTube ultrapassam 1 milhão de visualizações.
Costureira, manicure, vendedora..
Fátima teve uma trajetória marcada por diferentes trabalhos informais: já foi dona de casa, vendeu salgados, atuou como manicure e, mais recentemente, trabalhava como operadora de máquina, fechando roupas para uma fábrica de costura local.
A relação com os microfones, no entanto, vem desde a infância em Teresina, sua cidade natal.
“A gente brincava de auditório naquela época, então eu colocava todo mundo sentadinho nos banquinhos, nas taubinhas, e começava a cantar. Terminava que só quem cantava era eu”, relembra.
Apesar da paixão antiga pelas músicas que faziam sucesso em sua infância, Fátima nunca havia trabalhado profissionalmente com música até o dia em que recebeu um convite despretensioso do filho, Eduardo.
“Ele fez o ritmo de uma música, me chamou para almoçar na casa dele e falou: ‘Mainha, canta essa música para eu ver’. Eu cantei e ele disse: ‘Minha mainha é do Brega’. Aí ficou Mainha do Brega e dali começou tudo”, explicou.
Filho soma 800 mil ouvintes mensais
Fátima Mascarenhas, a Mainha do Brega, ao lado do seu filho, Eduardo Mascarenhas, conhecido como “o Rasta”.
Acervo pessoal
Eduardo Mascarenhas, de 38 anos, é conhecido artisticamente como “O Rasta” e lidera o projeto “Seresta do Rasta”, com o qual viaja pelo Brasil cantando ‘sofrência’, arrocha e brega.
Ele aprendeu a tocar os primeiros acordes em um violão emprestado e com apenas uma corda, já que a família não tinha condições financeiras.
Para apoiar o início do filho na música, Fátima trabalhou como manicure para conseguir o valor necessário para consertar o instrumento:
“Fiz a unha de algumas pessoas, consegui cinco reais na época e dei para ele comprar as cordas”, relembra.
Depois disso, o jovem aprendeu a tocar teclado, cavaquinho, contrabaixo e guitarra. Atualmente, ele soma mais de 800 mil ouvintes mensais no Spotify e vive somente da música.
Fátima Mascarenhas, a Mainha do Brega, em registro em frente ao ônibus do Rasta, seu filho.
Acervo pessoal
‘Jovens não estão atrás apenas do funk’
A rápida ascensão de Mainha do Brega nas redes sociais atraiu os olhares de nomes graúdos do cenário do arrocha nacional.
O cantor Tierry comentou em uma das publicações da artista deixando emojis de aplausos e a mensagem “bom demais”.
Cantor Tierry comenta na publicação de @mainhadobrega.
Redes sociais
Os conteúdos também geraram forte identificação com um público mais jovem, que interage frequentemente com comentários bem-humorados como: “então é esse tipo de música que a gente gosta quando chega nos 30?”.
Fátima celebrou essa conexão com as novas gerações:
“Hoje em dia, quase ninguém mais me chama de Dona Fátima, é só ‘mainha’. Eles gostam de mim e é a coisa mais linda de ver. Os jovens não estão atrás apenas do funk, sabe, estão indo atrás do brega também”, contou.
Nada de ansiedade por aqui
Atualmente, Fátima Mascarenhas passa por um período de preparação, que inclui aulas de canto e ensaios semanais com foco na montagem de sua primeira turnê oficial de shows.
Embora as datas das apresentações ainda não tenham sido anunciadas, ela afirma que recebe propostas e pedidos de contratação diariamente pelas redes sociais.
Quando perguntada se está nervosa para sua estreia oficial, Mainha do Brega responde:
“Não. Já fui a shows do meu filho e ficava dando tchau para as pessoas, querendo me aparecer. Tenho esse carisma mesmo. Não sou idosa. No fundo, ainda sou só uma menina”, comenta, rindo.
Mainha do Brega no projeto audiovisual “Recordações”.
Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Vocalista do Echo & the Bunnymen sofre acidente de carro e banda adia show nos EUA

junho 9, 20261 Visitas

Rock in Rio 2026 esgota ingressos para dias de Calvin Harris e Maroon 5

junho 9, 20261 Visitas

Fora da Copa, João Pedro faz participação em curta de Madonna; assista

junho 8, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Homem é preso em flagrante suspeito de provocar dois incêndios criminosos no mesmo dia

setembro 9, 20251.678 Visitas

Existe código de vestimenta no Grammy? Questionamento surgiu após Bianca Censori, mulher de Kanye West, aparecer nua na premiação

fevereiro 8, 2025277 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025275 Visitas

O Assunto #1405: O projeto de lei contra apologia ao crime em shows

fevereiro 12, 202564 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.