Close Menu
Miranorte FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Miranorte FM segunda-feira, 13 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Entenda mudança de nomes de espaços públicos e monumentos para valorizar personalidades no Tocantins

    abril 13, 2026

    Amor ao próximo e influência da irmã: quem é o médico que teve despedida de crianças em postinho no TO

    abril 12, 2026

    Menino de 11 anos vira exemplo de empreendedorismo com produção de ovos em Palmas

    abril 12, 2026

    Mulher é atingida por motociclista que fazia manobras de ‘grau’ e morre no Tocantins, diz PM

    abril 12, 2026

    Como Ceia, selo que projetou Djonga e Tasha & Tracie, terminou com polêmicas e briga judicial

    abril 13, 2026

    Britney Spears se interna em clínica de reabilitação após ser presa suspeita de dirigir sob efeito de álcool e drogas

    abril 13, 2026

    Globo lança GloboPop, app de vídeos verticais; veja como baixar e descubra os ‘palcos’ do g1

    abril 13, 2026

    Marciele é eliminada do ‘BBB 26’ com 59,34% da média dos votos

    abril 13, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Entenda mudança de nomes de espaços públicos e monumentos para valorizar personalidades no Tocantins

    abril 13, 2026

    Britney Spears se interna em clínica de reabilitação após ser presa suspeita de dirigir sob efeito de álcool e drogas

    abril 13, 2026

    Como Ceia, selo que projetou Djonga e Tasha & Tracie, terminou com polêmicas e briga judicial

    abril 13, 2026

    Marciele é eliminada do ‘BBB 26’ com 59,34% da média dos votos

    abril 13, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Miranorte FM
Home»Entretenimento»Ney Latorraca, ator de ‘Vamp’, ‘TV Pirata’ e outros papéis marcantes, morre no Rio
Entretenimento

Ney Latorraca, ator de ‘Vamp’, ‘TV Pirata’ e outros papéis marcantes, morre no Rio

dezembro 26, 2024Nenhum comentário0 Visitas

Ator e diretor tinha 80 anos e estava internado na Clínica São Vicente em função do agravamento de um câncer de próstata. Ele morreu em decorrência de uma sepse pulmonar. Ao longo da carreira, ator se destacou com vários personagens, entre eles, o Vlad, na novela ‘Vamp’ e ‘Barbosa, em ‘TV Pirata’. Ney Latorraca morre aos 80 anos
O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu nesta quinta-feira (26) no Rio. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, por conta de um câncer de próstata e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar.
O câncer foi diagnosticado em 2019. Na época, Ney foi operado e retirou a próstata. A doença voltou em agosto deste ano, já com metástase.
O artista estreou na Globo em 1975 na novela “Escalada” e, ao longo da carreira, se destacou em novelas e programas humorísticos, como Quequé, em “Rabo de saia” (1984), o vampiro Vlad, em “Vamp” (1991) e Barbosa, em “TV Pirata”.
“Ator já nasce ator. Aprendi desde pequeno que precisava representar para sobreviver. Sempre fui uma criança diferente das outras: às vezes, eu tinha que dormir cedo porque não havia o que comer em casa. Então, até hoje, para mim, estou no lucro”, disse o ator em depoimento ao Memória Globo.
Ney Latorraca em ‘Vamp’
Acervo TV Globo
MEMÓRIA GLOBO: Relembre fatos marcantes sobre a carreira do ator
FOTOS: Veja imagens da carreira do ator
VÍDEOS: Ator se destacou em novelas e programas humorísticos
Infância e carreira
Ney Latorraca
Fernando Lemos / Arte Memória Globo
Ney Latorraca nasceu em Santos (SP) no dia 25 de julho de 1944. Era filho de artistas. O pai, Alfredo, era cantor e crooner de boates, e a mãe, Tomaza, corista.
Na infância, morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, até voltar para Santos e prestar exame no Instituto de Educação Canadá, escola onde formou, com um grupo de amigos que lá estudavam, a banda Eldorado.
Pouco tempo depois, já em São Paulo, o ator participou da peça “Reportagem de um tempo mau”, com direção de Plínio Marcos, no Teatro Arena. O trabalho não chegou a entrar em cartaz por ter sido censurado pelo governo militar – alguns atores da peça foram, inclusive, presos.
Assumiu a função de líder e cantor do grupo. Sua estreia no teatro aconteceu em 1964, em uma peça de escola chamada “Pluft, o fantasminha”. Na época, ele tinha 19 anos. O sucesso fez com que a peça ganhasse fama fora dos muros do Instituto de Educação Canadá.
“Fiquei completamente arrasado, queria me matar. Voltei para Santos”, disse Ney sobre a ocasião.
Em seu retorno à sua cidade natal, Ney Latorraca estudou na Escola de Arte Dramática, atuou em algumas peças locais e, no ano de 1969, finalmente estreou na televisão em “Super plá”, na TV Tupi, e no cinema em “Audácia, a fúria dos trópicos”.
Em seguida, trabalhou na TV Cultura e na TV Record, antes de estrear de vez na Rede Globo em 1975, na novela “Escalada”, de Lauro César Muniz, cujo elenco contava ainda com Tarcísio Meira e Susana Vieira.
Com Vera Fischer, interpretou uma cena de estupro em “Coração alado” (1980), a primeira em uma novela das oito. No folhetim, dividiu as atenções com atores como Tarcísio Meira, Débora Duarte e Walmor Chagas.
Ney Latorraca em Coração Alado, 1980
Nelson di Rago / Globo
Em 1990, trabalhou no SBT na novela “Brasileiras e brasileiros”. No ano seguinte, voltou para a TV Globo e viveu um de seus personagens mais famosos: Vlad, na novela “Vamp” (1991). Outras atuações marcantes de Latorraca foram a de Barbosa, em “TV Pirata” (1988), do italiano Ernesto Gattai na minissérie “Anarquistas, graças a Deus” (1984) e do travesti Anabela em “Um sonho a mais” (1985). Na trama, aliás, fez seis papéis.
“Pensei que fosse enlouquecer. Virei o versátil da Globo. Com essa história de versátil é que dancei mesmo. Comecei a fazer de tudo: sapatear, plantar bananeira, subir, descer, fazer árvore, jacaré, vampiro. Mas é bom ser versátil. Você não fica carimbado”, afirmou.
O ator também é lembrado por seu papel na novela “Estúpido cupido”, exibida entre 1976 e 1977, na qual viveu Mederiquis, fã de Elvis Presley e líder da banda de rock Personélitis Bóis. A princípio, ele não queria o papel.
Ney Latorraca interpretando Barbosa, na TV Pirata
Acervo Globo
“Eu estava com 33 anos e interpretava um cara de 17. Queria abandonar, não ia mais fazer. Me botaram de peruca, todo maquiado. Quando me vi caracterizado como o personagem, falei: ‘Estou parecendo um macaco’. Falei que ficava com uma condição: ‘Quero escolher meu figurino’. Me vesti todo de preto, sem maquiagem alguma, e pedi uma lambreta preta. Batizei-a de Brigite”, contou. “Virou um grande sucesso, estourou mesmo. Fizeram história em quadrinhos, chiclete, figurinha – e eu era uma das figurinhas mais difíceis”.
Entre seus vários trabalhos para a Rede Globo, Ney Latorraca atuou em 18 novelas, seis minisséries e oito seriados. Tem ainda em seu currículo 23 longa-metragens e 13 peças. Sua última participação na Rede Globo foi no seriado “A Grande Família”, em 2011.
Ao lado de Marco Nanini, ficou 11 anos em cartaz com a peça “O Mistério da Irma Vap”, dirigida por Marília Pêra.
Ney Latorraca em ‘Vamp’
Acervo TV Globo

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Como Ceia, selo que projetou Djonga e Tasha & Tracie, terminou com polêmicas e briga judicial

abril 13, 20261 Visitas

Britney Spears se interna em clínica de reabilitação após ser presa suspeita de dirigir sob efeito de álcool e drogas

abril 13, 20261 Visitas

Globo lança GloboPop, app de vídeos verticais; veja como baixar e descubra os ‘palcos’ do g1

abril 13, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Existe código de vestimenta no Grammy? Questionamento surgiu após Bianca Censori, mulher de Kanye West, aparecer nua na premiação

fevereiro 8, 2025271 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025267 Visitas

Homem é preso em flagrante suspeito de provocar dois incêndios criminosos no mesmo dia

setembro 9, 2025192 Visitas

O Assunto #1405: O projeto de lei contra apologia ao crime em shows

fevereiro 12, 202562 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.