Close Menu
Miranorte FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Miranorte FM sábado, 15 agosto
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Fiéis percorrem longas distâncias para pagar promessas no Santuário Senhor do Bonfim

    agosto 15, 2026

    Locais de prova do concurso da Prefeitura de Araguaína são divulgados; veja como consultar

    agosto 15, 2026

    Vídeo gravado em 1999 mostra travessia de balsa em Palmas antes da construção de ponte; assista

    agosto 15, 2026

    Sonho de ser mãe e determinada: quem era a mulher que sofreu acidente de carro e morreu após parto de emergência

    agosto 14, 2026

    Filha de Regina Casé fala sobre deficiência auditiva e transforma experiência em peça para ampliar debate sobre surdez; VÍDEO

    agosto 15, 2026

    Ex-noiva de Latino acusa cantor de agressões e diz ter medida protetiva; ele nega as acusações

    agosto 15, 2026

    Marvel anuncia elenco de ‘X-Men’ com Adam Driver, Sadie Sink e Kit Connor

    agosto 15, 2026

    Álbum de Hyldon, ‘Festa na aldeia’ desanima por apresentar somente uma gravação inédita ao longo de oito faixas

    agosto 15, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Filha de Regina Casé fala sobre deficiência auditiva e transforma experiência em peça para ampliar debate sobre surdez; VÍDEO

    agosto 15, 2026

    Ex-noiva de Latino acusa cantor de agressões e diz ter medida protetiva; ele nega as acusações

    agosto 15, 2026

    Fiéis percorrem longas distâncias para pagar promessas no Santuário Senhor do Bonfim

    agosto 15, 2026

    Marvel anuncia elenco de ‘X-Men’ com Adam Driver, Sadie Sink e Kit Connor

    agosto 15, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Miranorte FM
Home»Tocantins»Profundidade do rio Tocantins dificulta buscas por vítimas de desabamento de ponte que liga o MA e TO
Tocantins

Profundidade do rio Tocantins dificulta buscas por vítimas de desabamento de ponte que liga o MA e TO

dezembro 26, 2024Nenhum comentário6 Visitas

Dois corpos foram localizados, nesta quinta-feira (26) no rio Tocantins, a 38 metros de profundidade. Oito pessoas morreram e nove seguem desaparecidas. Trabalho de resgate já dura quatro dias. Marinha trabalha na operação de resgate das vítimas de queda de ponte no MA e TO
Marinha do Brasil
Quatro dias após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa do Maranhão e do Tocantins, mergulhadores trabalham para localizar os desaparecidos. Entretanto, a profundidade do Rio Tocantins, que tem cerca de 48 metros, têm dificultado as buscas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Oito pessoas morreram e nove ainda estão desaparecidas. A ponte, na BR-226, liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) e caiu no último domingo (22).
Por conta da profundidade, o tempo submerso nas águas é menor. De acordo com a Marinha do Brasil, drones subaquáticos também auxiliam nas buscas pelas vítimas.
“O primeiro risco é a profundidade. Eles estão a 35 metros de profundidade, então o tempo de mergulho ele se torna mais curto, além das estruturas que estão lá e a gente não tem certeza se elas estão firmes ou não, se elas podem ceder ou não e tem todo esse contexto que o mergulhador tem que ter cuidado”, reforça o tenente-coronel Rafael Menezes, do Corpo de Bombeiros do Tocantins.
Na manhã desta quinta-feira (26), mais dois corpos foram localizados pelas equipes de resgate do Maranhão e do Tocantins, a cerca de 38 metros de profundidade. Eles estão em uma caminhonete que ficou submersa após o desabamento da ponte.
Devido a posição dos corpos e a proximidade com ferragens, o trabalho de resgate das duas vítimas deve ser feito com cautela. De acordo com a Marinha, o início da operação de resgate dos corpos deve começar nesta sexta-feira (27).
Veja, abaixo, quem são as vítimas do acidente e quem já foi identificado:
Na terça-feira (24), o corpo de Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos, foi encontrado no rio, segundo os bombeiros do Maranhão. Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, com origem em Dom Eliseu, Pará;
Por volta das 9h, também foi achado o corpo Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas.
Ainda na terça-feira (24), por volta das 11h20, o corpo de Andreia Maria de Souza, de 45 anos, foi encontrado. Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico.
No domingo (22), o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, foi localizado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ela é natural de Estreito (MA), mas mora em Aguiarnópolis (TO).
Um homem de 36 anos foi encontrado com vida por moradores e levado ao hospital de Estreito.
Nessa quarta-feira (25), foram localizados os corpos de Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e de Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos.
Jovem que morreu em desabamento tinha sido aprovada em medicina e sonhava em cursar direito, diz irmã
Risco de vazamento das cargas
Marinha divulga imagens de tanques que caíram no rio Tocantins
Ainda durante o mergulho feito na manhã de quinta-feira, foram encontrados uma caminhonete, duas carretas, sendo uma com um carregamento 76 toneladas de ácido sulfúrico e outra com 22 mil litros de defensivos agrícolas.
Marinha divulga imagens de tanques que caíram no rio Tocantins; carga ficou intacta, diz governo do MA
Imagens divulgadas pela Marinha mostraram os galões com as substâncias aparentemente intactos. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o risco de vazamento e contaminação ambiental é mínimo.
Ponte que desabou foi construída em 1960, passou por reparos em 1998 e precisava de novas obras; veja histórico da estrutura
Ponte entre Maranhão e Tocantins desabou na segunda (24)
Reprodução/TV Globo
Em entrevista à TV Mirante, Caco Graça informou que, durante a retirada do material contaminante, é possível que uma quantidade muito pequena de produtos químicos tenha contato com a água, mas não há possibilidade de causar sérios riscos à vida humana e ao meio ambiente.
“Como já foi trazida a informação pela Agência Nacional de Águas, se toda a carga que está ali tivesse vazada no rio, ainda assim ela não daria prejuízo à vida humana em função da diluição. Lógico que no local, no ambiente ali, no perímetro, você ia ter uma contaminação. E essa alteração de pH e outros tipos de ações ia provocar a mortandade da biota local. Por isso, que nós recomendamos que as pessoas não se aproximem do local, mesmo com embarcações. Então, na retirada, poderá haver (vazamento), mas o risco de contaminação e impacto ambiental ele é pequeno”, afirmou Caco Graça.
Ainda de acordo com o supervisor da Sema, o local do acidente se apresenta estável, sem apresentar risco de contaminação até o momento e que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente está fazendo o monitoramento do Ph na água, que é o principal fator que vai identificar um possível vazamento.
Caco destacou que a confirmação de que a água do Rio Tocantins está livre de contaminação foi dada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que emitiu um parecer técnico na terça-feira (24). Após esse parecer, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou que a captação de água para abastecimento da cidade de Imperatriz seria retomada imediatamente.
O supervisor de Emergência Ambiental explicou, ainda, que, após encerrar o período de buscas pelas vítimas, será aplicado um plano específico para retirada do material contaminante.
“Muito provavelmente retirar o material pra depois retirar os caminhões, retirar os veículos. Esse é um processo complexo, que requer equipe técnica, que já está no local, são duas empresas. Toda essa articulação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, ela faz parte de um plano de atendimento a emergências. Então nós temos que tomar muito cuidado com todas essas ações que estão sendo desenvolvidas”.
Caco Graça destacou, ainda, que as pessoas evitem o contato com embalagens nas imediações do Rio Tocantins e que, caso identifiquem algum tipo de material ao longo do rio, principalmente das bombonas de vinte litros com herbicidas, comuniquem as empresas que estão no posto de comando ou um responsável pelo posto, para retirar esse material sem risco de contaminação a ninguém.
LEIA TAMBÉM
PF abre investigação sobre desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins
Documento de 2020 do DNIT já citava problemas em ponte que liga Maranhão e Tocantins e trazia ‘recomendações de reabilitação’
Ministro dos Transportes anuncia decreto emergencial e diz que vai reconstruir ponte que caiu entre MA e TO em 2025
Lula lamenta mortes em queda de ponte entre TO e MA e diz que governo presta ‘toda ajuda’ em resgate e apuração
O desabamento
Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio
O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins. Segundo autoridades, oito veículos caíram no rio Tocantins, que passa sob a ponte.
A estrutura foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.
Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá. No sábado (21), um morador postou um vídeo na internet denunciando a situação (assista abaixo, na reportagem do Fantástico).
Veja o antes e depois da ponte que desabou entre Maranhão e Tocantins; FOTOS
Causa do desabamento
Ponte rodoviária desaba na divisa de Tocantins e Maranhão
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu.
A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão. A ponte foi completamente interditada, e os motoristas devem usar rotas alternativas.
“Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA”, diz o DNIT, em nota.
Rachadura na ponte
Um vereador de Aguiarnópolis (TO) filmava rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder. Assista abaixo:
Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda
Infográfico ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira
Arte/g1

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Fiéis percorrem longas distâncias para pagar promessas no Santuário Senhor do Bonfim

agosto 15, 20261 Visitas

Locais de prova do concurso da Prefeitura de Araguaína são divulgados; veja como consultar

agosto 15, 20261 Visitas

Vídeo gravado em 1999 mostra travessia de balsa em Palmas antes da construção de ponte; assista

agosto 15, 20264 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Homem é preso em flagrante suspeito de provocar dois incêndios criminosos no mesmo dia

setembro 9, 20254.008 Visitas

Existe código de vestimenta no Grammy? Questionamento surgiu após Bianca Censori, mulher de Kanye West, aparecer nua na premiação

fevereiro 8, 2025288 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025285 Visitas

O Assunto #1405: O projeto de lei contra apologia ao crime em shows

fevereiro 12, 202566 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check